• Vereadores no Plenário durante 139ª sessão, 11.6.2024 - Fonte: Murilo Henrique

A Câmara de Taubaté aprovou três proposituras em primeira votação na sessão do dia 11 para denominar bens públicos. Os projetos dependem de segunda votação e sanção do prefeito, para que se tornem leis.

O vereador Professor Edson (PSD) é autor de duas propostas: 154/2023, que denomina Praça Marilene de Castro Aguiar, e 156/2023, que denomina Cozinha Experimental Lúcia Maria de Carvalho.

A praça localizada entre a avenida Antônio Queirós Filho e a rua Antônio Faria Vieira, na Independência, deverá receber o nome de Marilene de Castro Aguiar. Nascida em Santos Dumont (MG) em 1953, mudou-se com seu marido e filha para a Independência em 1977. Dona Lena, como era conhecida, começou a vender doces caseiros que sua mãe fazia e também trabalhava como manicure. Católica, frequentava as missas na Paróquia Menino Jesus e participava dos eventos ajudando nas organizações. Faleceu em 2021.

A Cozinha Experimental localizada na rua Pasqua Scalzotto Pastorelli, no Jardim das Nações, será chamada de Lúcia Maria de Carvalho. Nascida em 1960 em Tremembé, mudou-se para Taubaté ainda muito pequena, com a família. Trabalhou como empregada doméstica, prestou concurso público e tomou posse como servente em 1990. Seu primeiro local de trabalho foi a Creche Mãe Maria, depois na antiga Casa da Criança, e por fim, na Cozinha Experimental, que a partir de agora levará seu nome. Terminou seus estudos depois de adulta no Centro de Suplência, na avenida Nove de Julho, com muita dedicação e empenho.

O terceiro item desta lista é o projeto de lei 47/2024, de autoria do vereador Serginho (PDT).  que denomina três vias públicas no loteamento Campo Romano, no Bonfim, com referência a localidades romanas: Veneto, Via Condotti e Piazza Venezia.