Espaço Cultural Georgina de Albuquerque

Decreto Legislativo 179/2005

Autoria: Vereadores Orestes Francisco Vanone Filho, Maria Teresa Paolicchi e Pollyana Fátima Gama Winther de Araújo

Denomina Espaço Artístico, Literário e Cultural Georgina de Albuquerque - Mestra da Pintura o espaço localizado no saguão de entrada da Câmara e destinado à exposição de artes plásticas, fotografia, multimídia, lançamento de publicações e autógrafos.

 

Retrato de Georgina de Albuquerque por Lucílio de Albuquerque

Georgina de Moura Andrade Albuquerque nasceu em Taubaté em 4 de fevereiro de 1885 e foi uma das principais mulheres brasileiras a conseguir firmar-se como artista no começo do século XX.  

Pintora e professora, aos 15 anos iniciou sua formação em Taubaté com o pintor italiano Rosalbino Santoro, que morava em sua casa. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1904 e matriculou-se na Escola Nacional de Belas Artes (Enba), onde foi aluna do pintor Henrique Bernardelli (1858-1936).

Casou-se com o pintor Lucílio de Albuquerque em 1906, e viajaram para a França, onde Georgina completou sua formação na École Nationale Supérieure des Beaux-Arts (Escola Nacional Superior de Belas Artes), tendo como professores Paul Gervaix, Guetin, Miller e Decheneau. 

No mesmo período estudou na Académie Julian, onde foi aluna de Henri Royer. Em 1927, passou a lecionar desenho na Enba, ocupando mais tarde o cargo de diretora. Em 1935, assumiu a chefia do curso de arte decorativa da Universidade do Distrito Federal.

Em suas pinturas, a artista tem como parâmetro o impressionismo e suas derivações, que apresentam paleta de cores luminosas, empregada com sensibilidade. Os temas mais constantes são o nu, o retrato e a paisagem. A partir de 1920, passou a trabalhar com uma paleta mais sóbria e a realizar pinturas com temas da vida popular. 

Em 1943, Georgina fundou, no Rio de Janeiro, o Museu Lucílio de Albuquerque, onde, anos depois, instituiu um curso pioneiro de desenho e pintura para crianças.

Faleceu no dia 29 de agosto de 1962, no Rio de Janeiro.

 

Imagens: Imprensa CMT (acima); "Retrato de Georgina de Albuquerque", por Lucílio de Albuquerque, 1907 (à direita)

Carregando... Por Favor, aguarde...
ACESSIBILIDADE

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas: Alt + [ de atalho]

Atalhos de navegação:

Tamanho da Fonte/Contraste
fechar
ACESSIBILIDADE