O “Câmara Sustentável” é um programa criado pela Câmara de Taubaté com objetivo de rever suas ações e procedimentos de forma que causem o menor impacto possível ao meio ambiente.

Por meio de ações em conjunto com seus colaboradores, tais como reciclagem do material, uso responsável de descartáveis, economia de energia e outras medidas, a Câmara caminha rumo à sustentabilidade.

Uma dessas ações é o descarte ecológico de cartuchos e insumos de impressão – cilindros, correia de transferência e unidade de fusão. Entre 2017 e 2019, a Câmara passou a oferecer destinação correta a 185 cartuchos, 68 cilindros, seis correias e sete unidades de fusão, deixando de enviar esses materiais para os lixões.

De maneira semelhante, o número de lâmpadas, pilhas e baterias enviadas para o descarte ambientalmente correto não para de crescer: desde 2014 a Câmara totaliza 395,2 quilos de pilhas e baterias descartadas corretamente e 2.758 lâmpadas – e para essa finalidade a ajuda do cidadão é essencial, uma vez que o Poder Legislativo dispõe de caixa coletora de pilhas, lâmpadas e baterias no saguão principal para que todos possam participar dessa campanha.

As medidas sustentáveis prosseguem com o descarte acertado de pneus: de 2014 a 2018 foram 145 unidades enviadas para a destinação correta, evitando que esses pneus se acumulassem em lixões e amenizando, assim, o impacto causado ao meio ambiente.

Outras iniciativas incluem a substituição de copos descartáveis por canecas, uso de lâmpadas de LED para a redução do consumo de energia elétrica, separação do lixo orgânico e reutilizável, instalação do sistema “Câmara Sem Papel” para a tramitação de processos legislativos e administrativos e estudos para instalação de gerador de energia fotovoltaica nas instalações do Legislativo.

Participe também deste programa com ações que estão ao seu alcance! Contribua com a separação do lixo reciclável, substitua as lâmpadas por modelos econômicos, desligue luzes e aparelhos que não estejam sendo utilizados e descarte pneus e equipamentos eletrônicos obsoletos nos PEVs (Postos de Entrega Voluntária) espalhados pelo município. Todos juntos fazem uma cidade melhor!

Carregando... Por Favor, aguarde...
ACESSIBILIDADE

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas: Alt + [ de atalho]

Atalhos de navegação:

Tamanho da Fonte/Contraste
fechar
ACESSIBILIDADE