Tribuna Félix Guisard

Decreto Legislativo 611/2020

Autoria: Vereador Boanerge

Denomina Tribuna Félix Guisard o púlpito localizado no Plenário da Câmara destinado ao uso da palavra pelos vereadores.

 

Félix Guisard nasceu no dia 22 de janeiro de 1862 em Teófilo Otoni (MG), filho de Louis-Félix Guisard e Amélie Mallet Caillaud, franceses que se refugiaram no Brasil quando Napoleão Bonaparte se tornou imperador da França em 1851. Félix Guisard

Foi um dos pioneiros da industrialização do Vale do Paraíba na última metade do século XIX, chegando à presidência da Companhia Taubaté Industrial (CTI), em maio de 1891. A fábrica de meias e camisas de algodão, então controlada por empresários e fazendeiros de café, teve o capital aberto na Bolsa de Valores de São Paulo. 

No início, a CTI era movida a vapor. Depois de 1913, virou consumidora da empresa que abastecia Taubaté, mas os cortes de energia se tornaram constantes. Foi quando Guisard decidiu construir uma usina hidrelétrica: adquiriu o maquinário de uma empresa alemã, porém, veio a 1ª Guerra Mundial, e a entrega só chegou em 1922. Os problemas continuaram: a primeira empresa contratada para a construção desistiu do trabalho, alegando que era impossível executá-lo. Guisard não acreditou e contratou funcionários para transportar peças de 10 toneladas pelas estradas que levavam à Redenção da Serra até que, em 1927, a Usina Félix Guisard foi inaugurada. 

O empresário conhecia seus funcionários pelo nome, criou para os mestres e contramestres casas populares na vila CTI, que ficava nas proximidades da fábrica, inaugurou uma colônia de férias em Ubatuba e reunia-se com os empregados e seus familiares para as viagens de férias.

Guisard foi ainda pioneiro da educação para o trabalho, ao criar como presidente da CTI em 1900, a Sociedade para o Ensino Industrial de Taubaté (agora denominada Escola Senai Félix Guisard), com a criação de cursos noturnos de direito comercial, geografia comercial, usos e costumes comerciais e escrituração mercantil. 

Criou também a cooperativa de alimentos, destinada às compras do mês de seus funcionários, construiu o estádio de esportes, atual campo da CTI, e o clube social, palco de grandes bailes e carnavais. 

Guisard foi prefeito de Taubaté de 21 de janeiro a 18 de setembro de 1930. Ao assinar o seu primeiro ato no cargo, proferiu as seguintes palavras: “Assumindo nesta data o cargo de prefeito deste município, seja o meu primeiro ato comunicar a Vossa Excelência e aos demais vereadores que, em benefício dos cofres municipais, renuncio os vencimentos que por direito me cabem”.

Faleceu em 29 de março de 1942, aos 80 anos.

 

Imagens: Imprensa CMT (acima); Mistau (à direita)

Carregando... Por Favor, aguarde...
ACESSIBILIDADE

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas: Alt + [ de atalho]

Atalhos de navegação:

Tamanho da Fonte/Contraste
fechar
ACESSIBILIDADE