Plenário Jaurés Guisard

Resolução 9/1978

Autoria desconhecida. Promulgada pelo vereador Alaôr Fernandes Lima.

Denomina Plenário Jaurés Guisard a sala de debates e trabalhos legislativos da Câmara.

 

Jaurés Guisard (a pronúncia é Jurrê) nasceu em Taubaté no dia 4 de fevereiro de 1905, filho de Eugênio Guisard e de Zilia de Alcântara Nogueira Barbosa. Jaurés Guisard

Ingressou na Faculdade de Direito de Taubaté aos 61 anos de idade e obteve o diploma de bacharel.

Jaurés saiu cedo da casa paterna e foi para São Paulo, onde suas ocupações foram a de guarda da Penitenciária do Carandiru, guarda de alienados do Juquery, servente e ajudante de eletricista. Viu-se em desemprego, passou fome e frio, dormiu em bancos em praças públicas, foi escriturário nos escritórios da Leopoldina na Guanabara. Fixou-se de volta a Taubaté, onde escalou posições, chegando ao cargo de subdiretor da Companhia Taubaté Industrial (CTI). 

Segundo o Almanaque Urupês, Jaurés foi o primeiro locutor esportivo de Taubaté. Ele transmitiu os primeiros jogos irradiados do Esporte Clube Taubaté. Sua atuação na rádio Difusora, que originalmente pertencia à CTI, colaborou para que a emissora se firmasse na preferência dos taubateanos. 

Foi vereador em Taubaté na 1ª Legislatura (1948 a 1951) e 4ª Legislatura (1960 a 1963) e prefeito por três vezes, sendo a primeira vez nomeado pelo Governo do Estado: entre 7 de abril de 1947 e 26 de maio de 1947; de 1 de janeiro de 1956 a 31 de dezembro de 1959; e de 1 de janeiro de 1964 a 31 de janeiro de 1969. 

Criou a era do asfalto na cidade. O pesquisador Umberto Passarelli relata que Guisard, além do Ginásio Municipal, criou a Escola de Músicas e Artes Plásticas Fêgo Camargo, várias escolas superiores e a coordenação administrativa do Sistema Universitário de Taubaté. 

Desapropriou o prédio do antigo Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho para o sistema universitário, sancionou a lei que criou o Instituto de Previdência do Município de Taubaté (IPMT) e desapropriou o prédio da Sociedade Italiana de Mútuo Socorro, para seu funcionamento; urbanizou a praça Santa Terezinha, reformou o jardim da Estação, atual praça Dr. Barbosa de Oliveira, e o Serviço de Abastecimento de Água. 

Como deputado estadual durante a 2ª Legislatura (1951-1955), foi autor de inúmeras proposituras, destacando-se, entre elas, a desapropriação da Chácara do Visconde, berço de Monteiro Lobato, e o asfaltamento da rodovia Taubaté-Tremembé. 

Sobre o falecimento, ocorrido em 26 de junho de 1978, Umberto Passarelli afirmou: “Morreu pobre. Não teve o que testar porque todos os bens que possuía ele levou consigo.”

 

Imagens: Imprensa CMT (acima); Mistau (à esquerda)

Carregando... Por Favor, aguarde...
ACESSIBILIDADE

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas: Alt + [ de atalho]

Atalhos de navegação:

Tamanho da Fonte/Contraste
fechar
ACESSIBILIDADE