• Detalhe do título de cidadão taubateano - Fonte: Imprensa CMT

Conheça as pessoas que serão condecoradas com o título de cidadania taubateana, com aprovação, pela Câmara de Taubaté, de cinco projetos de resolução durante a sessão do dia 11.

Apresentado pela vereadora Vivi da Rádio (Republicanos), o projeto de decreto legislativo 9/2024 concede o título de cidadão a Enoc Cezar de Sousa.

Enoc nasceu em 1950, na cidade de Pirapora (MG), e desde cedo trabalhou ajudando seus pais. Seu primeiro trabalho registrado foi em 1970, como servente de pedreiro na Cemig. Em 1972, se mudou para Osasco (SP), trabalhou na empresa Induselet e se profissionalizou no Senai. Posteriormente foi contratado pela empresa Cebec como meio oficial ajustador, passando a ajustador mecânico e depois a ferramenteiro. Em 1980 mudou-se para Taubaté, para trabalhar na Volkswagen. Após a aposentadoria, em 1996, abriu a empresa Cone Indústria, Comércio e Manutenções e passou a prestar serviços para grandes empresas, como Alstom, Embraer, Blindex, Maxion, entre outras. Atualmente localizada no Distrito Industrial, a empresa gera mais de 40 empregos diretos, e durante os 28 anos de fundação já empregou mais de 318 funcionários registrados e 350 contratos indiretos, contribuindo para a formação de vários profissionais.

Por iniciativa do vereador João Henrique Dentinho, por meio do projeto de decreto Legislativo 11/2024, José Domingos Abreu de Andrade também irá receber o diploma de cidadania.

José Domingos nasceu na Ilha da Madeira, em Portugal, em 1947. Quando garoto, trabalhava carregando terra, areia, blocos e cimento e, assim, ajudava financeiramente sua mãe. Sonhava ser padre, mas, sem conseguir o enxoval necessário, não pôde seguir a carreira eclesiástica. Pensou em médico ou policial. Aos 12 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, para morar com o pai, e em seguida partiu para São Paulo, em busca de emprego. Começou trabalhando em um supermercado no Tatuapé e logo realizou o sonho de trazer a família para o Brasil. Conseguiu vaga de datilógrafo em um hospital da Vila Formosa e logo começou a atuar em um laboratório público. Prestou concurso para técnico em laboratório no Instituto Adolfo Lutz. Aprovado, ganhou um curso gratuito e o direito de usufruir da biblioteca do local. Conheceu a Faculdade de Medicina de Taubaté e resolveu arriscar. Passou no vestibular e foi convidado para trabalhar no laboratório da própria faculdade. Montou o departamento de microbiologia do laboratório e foi trabalhar no serviço de urgência da faculdade. Com empréstimo conseguido por intermédio do seu sogro, montou o seu próprio laboratório. Nascia, em 1974, a primeira unidade do Laboratório Oswaldo Cruz. A empresa consolidou sua imagem junto à comunidade e fundou sete unidades de atendimento na região, além de três na capital.

O vereador Nunes Coelho (Republicanos) é autor do projeto de decreto legislativo 12/2024, que concede título de cidadania a Claudia Elache de Oliveira.

Claudia nasceu em Cruzeiro em 1964 e veio estudar em Taubaté aos 18 anos, no Cursinho Max Prefac. Em 1989, se formou em Odontologia. Logo após sua formatura, em 1991, iniciou sua trajetória no Sindicato dos Têxteis, onde pôde não apenas contribuir com seu conhecimento na área odontológica, mas também aprender e crescer em um ambiente de trabalho dinâmico e colaborativo, e paralelamente a esse trabalho deu início à área clínica, onde pode colocar em prática sua paixão pela odontologia. Atualmente, continua exercendo a profissão em sua própria clínica, localizada na Vila São Geraldo.

O vereador Douglas Carbonne (SD) apresentou o projeto de decreto legislativo 13/2024, que concede o título a Tatiana Dias Nahid.

Nascida no Rio de Janeiro em 1983, Tatiana é formada em medicina veterinária pela Universidade Estácio de Sá em 2008, pós-graduada em clínica médica e cirúrgica de pequenos animais e em neurologia de pequenos animais. Realizou trabalho sociais nas comunidades do Rio de Janeiro 2004 a 2009, com controle populacional de animais errantes (castrações), trabalhou como clínica médica e cirúrgica, além de ministrar aulas e palestras no Hospital Escola Pio Décimo, em Sergipe. Mudou-se para Taubaté em 2021, quando o marido foi aprovado em concurso para professor do curso de veterinária da Universidade de Taubaté, e no ano de 2022 foi contratada como clínica médica no Hospital Veterinário Público de Taubaté, onde atualmente trabalha como coordenadora.

O projeto de decreto legislativo 14/2024 tem autoria do vereador Moises Pirulito (PL) e concede o título de cidadania a Antonio Carlos Rodrigues.

Antonio Carlos nasceu na cidade de São Paulo e ocupou diversos cargos na administração pública, como procurador e chefe de gabinete da Assembleia Legislativa, secretário-adjunto de esportes e turismo do estado, integrante do Conselho de Administração do Metrô e diretor-presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU). Como secretário de serviços públicos em Guarulhos, adotou políticas para a melhoria do transporte municipal. Cumpriu quatro mandatos consecutivos como vereador na capital e presidiu aquela Câmara por quatro anos consecutivos. No Senado Federal, integrou diversas comissões e apresentou projetos de lei visando a melhoria da infraestrutura urbana de transportes e a modernização do Código de Defesa do Consumidor. Como ministro dos transportes, reestruturou a pasta para melhorar a eficiência e gestão, viabilizando a concessão da Ponte Rio-Niterói e inaugurando a Ponte Anita Garibaldi, em Santa Catarina. É deputado federal pelo PL.

Os diplomas serão entregues em solenidade a ser comemorada em novembro.

Adiado

A vereadora Elisa Representa Taubaté (Novo) é autora do projeto de decreto legislativo 10/2024, que concede o título a Suellen Patareli Miragaia. Durante a sessão, ela pediu o adiamento da votação.