• Magali Neves, Douglas Carbonne, Nunes Coelho, Daniele Veneziane e Jaqueline Abud - Fonte: Murilo Henrique

A Câmara de Taubaté premiou no dia 6 as escolas vencedoras do concurso de projetos sobre o Dia do Meio Ambiente. Foram contempladas as escolas Jardim das Nações, Professor Mário Cardoso Franco e a Apae Taubaté.

O vereador Douglas Carbonne (SD) apresentou o discurso oficial e disse que há muito tempo luta por recursos e melhorias para a Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal. Ele destacou o papel da educação na formação dos estudantes, em especial, neste momento em que as tecnologias permitem que muitas informações falsas se disseminem com facilidade entre os jovens. 

Acho que é um desafio para os professores, porque a tecnologia muitas vezes informa e desinforma. Estamos vivendo um momento de negacionismo, e é uma coisa estrutural, planejada e muito bem pensada para desinformar as pessoas. Tem gente que até agora está falando que o que aconteceu no Rio Grande do Sul não é desastre natural. Então, como falar de meio ambiente com as crianças? Primeiro, parabéns aos professores, às escolas, porque lá vamos falar sobre conceitos de desenvolvimento, sustentabilidade, harmonia, e é importante falarmos sobre isso”, disse Carbonne.

A Escola Jardim das Nações apresentou o projeto Jardim Mais Verde, coordenado pelo engenheiro Reginaldo Cruz. O programa inclui a gestão de resíduos, a redução de consumo e educação ambiental e desenvolveu 18 projetos de educação ambiental durante 2023, além de ações de conscientização com funcionários e terceiros. Os alunos do oitavo ano desenvolveram o projeto “Ação para nutrição”, no qual desenvolveram pesquisa sobre os hábitos alimentares da população e refletiram sobre a importância da alimentação saudável.

A Escola Professor Mário Cardoso Franco transformou uma área subutilizada em um espaço de aprendizado e prática sustentável com o projeto “Da natureza à mesa: você é o que consome”, coordenado pelas professoras Elaine da Silva e Luciana Moura. Para isso, elas contaram com o apoio de especialistas como o professor Júlio Cesar Voltolini, do Departamento de Biologia da Universidade de Taubaté, e a estudante de engenharia agrônoma Helen Franco, da Universidade Federal de São Carlos, e o apoio do Instituto Nova Era, que doou sementes e mudas orgânicas medicinais.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) apresentou o projeto de compostagem desenvolvido com seus alunos. “A utilização e construção de um solo fértil natural utilizando o composto produzido na horta da escola são boas ferramentas para se trabalhar os processos das habilidades pedagógicas cognitivas funcionais, a reflexão, o raciocínio e o pensar dos nossos alunos deficientes, como também a educação ambiental, o contato com a natureza, a sustentabilidade e a importância dos alimentos saudáveis para a saúde”, diz a apresentação do projeto, desenvolvido pelas professoras Ana Caroline Vianna Ribeiro e Ana Claudia Peixoto dos Santos Carneiro de Matos e pela coordenadora Érica Dias Candido Felipe.

O vereador Nunes Coelho (Republicanos) presidiu a solenidade. Assista ao vídeo pela TV Câmara Taubaté no canal 4.2, Claro TV canal 4, site, Facebook e Youtube @tvctaubate.


Compartilhar


Mais Notícias

Carregando... Por Favor, aguarde...
ACESSIBILIDADE

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas: Alt + [ de atalho]

Atalhos de navegação:

Tamanho da Fonte/Contraste
fechar
ACESSIBILIDADE