• Jovens vereadores no Plenário durante sessão do dia 8 - Eduarda Visoto

Os estudantes participantes do Programa Parlamento Jovem protagonizaram uma sessão ordinária na tarde de quarta-feira, 8, quando tiveram a oportunidade de discutir e votar indicações e projetos de lei que eles mesmos elaboraram.

Os trabalhos foram conduzidos pela jovem vereadora Marla Dolores Silva Batista Lima, presidente da legislatura. A Mesa foi composta pela vice-presidente, Isabelle Briet Santos Coelho, e pelo secretário, Davi Wendel Contin da Silva.

No início da sessão, foram discutidas e aprovadas quatro indicações a título de prática legislativa, ou seja, sem efeito legal.

De autoria do jovem vereador Bernardo Holanda da Silva, a sugestão é a criação do programa de transporte escolar aos alunos da rede pública; e de Inácio César Monteiro, a instituição da exigência de qualificação específica para que secretários e diretores ocupem os cargos.

A indicação do jovem vereador João Victor Batista Ribeiro é a instituição de um fundo municipal de incentivo à cultura jovem, e de Luiz Eduardo Pereira dos Santos, a criação de um programa de acesso à internet nos prédios públicos municipais.

Ordem do dia

Sete projetos foram debatidos, e seis tiveram aprovação: do jovem vereador Davi Wendel, o projeto que institui a prioridade no atendimento a pessoas com neurodeficiências;  de Isabelle Briet e Luiz Eduardo Pereira, a reestruturação do plano de meio ambiente, por meio do reflorestamento de árvores nativas, com a oferta de incentivos ao voluntariado e às empresas.

O terceiro projeto aprovado tem autoria da jovem vereadora Maria Clara Agostinho da Silva e cria o programa de preservação das nascentes de Quiririm. O quarto é de iniciativa conjunta de Marla Dolores e João Victor Batista, para instituir o programa de estímulo à cultura jovem e de incentivo a eventos.

A quinta proposta com aval do Plenário é do jovem vereador Pedro Antônio Domingues Fonseca, sobre o programa de saúde mental nas escolas. A sexta, de Thiago Vinícius Neves Barbosa, cria a política de incentivo à educação financeira e ao empreendedorismo.

Foi rejeitada a proposta do jovem vereador Arthur Giuseppe Coelho Sorrentino, sobre direitos autorais na denominação de equipamentos públicos.

Os vereadores Alberto Barreto (PRTB), Elisa Representa Taubaté (Cidadania) e Talita Cadeirante (PSB) acompanharam a sessão. O vídeo está disponível no canal da TV Câmara Taubaté no Youtube @tvctaubate.