• Anderson Carlos Barbosa - Fonte: Lincoln Santiago

A Câmara de Taubaté aprovou a indicação do servidor público Anderson Carlos Barbosa para o cargo de presidente do Instituto de Previdência do Município (IPMT), em sessão extraordinária realizada na quarta-feira, 16.

Ao se apresentar no Plenário, Anderson afirmou que não pretende ser o último presidente do Instituto. “Creio que seja possível salvar o Instituto”, afirmou. Ele considerou que é necessário transparência no trabalho, lembrando que uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) em curso na Câmara investiga a situação do IPMT. Frisou a necessidade, também, de comunicação com os servidores.

Ao responder questionamentos dos vereadores, pontuou que o IPMT tem déficit financeiro mensal de R$5,1 milhões e que atualmente 2.262 aposentados e 680 pensionistas fazem parte do quadro.

“Se não houver um trabalho em conjunto entre Executivo, Legislativo, IPMT e segurados, entendendo que fazem parte de um sistema maior e que precisam contribuir, não há solução.  Se não houver sinergia nesse trabalho, não há solução”, refletiu, e considerou que a maneira “mais barata” de salvar o Instituto é fazer a reforma da previdência, que será discutida na Câmara.

De acordo com a Lei Orgânica do Município, o presidente do IPMT “é escolhido e nomeado pelo prefeito dentre os membros do Conselho de Administração Fiscal, após a arguição pública e prévia aprovação pelo voto secreto da maioria dos vereadores”.

Anderson atua como cirurgião-dentista na Prefeitura de Taubaté desde 2001, profissão que também exerce na Secretaria de Administração Penitenciária desde 2002.  É professor de Anatomia Humana e de Ética e Odontologia Legal, graduado em três áreas (Odontologia, Direito e História) e pós-graduado em Formação de Docentes para Ensino Superior e mestre em Direito.

Ele integra o Conselho de Administração Fiscal do IPMT desde novembro de 2019 e cursa especialização em Gestão Pública em Regime Próprio de Previdência Social, pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.

O vídeo está disponível no canal da TV Câmara Taubaté no Youtube, http://youtube.com/tvctaubate.