Sala Moacyr de Alvarenga Peixoto

Decreto Legislativo 496/2015

Autoria: Mesa da Câmara

Denomina Sala Moacyr de Alvarenga Peixoto a sala do prédio da Câmara contígua aos fundos do Plenário.

 

Moacyr de Alvarenga Peixoto nasceu em 26 de agosto de 1913, filho do motorista de táxi José Álvaro Peixoto e da costureira Constância de Alvarenga Peixoto. Casou-se com Maria Aparecida Pereira Peixoto, com quem teve os filhos Geni, Diva, Ivone, José Carlos, Álvaro, Maria Helena, Moacyr, Neide, Maria Aparecida, Renato, Roberto e Terezinha.  Moacyr de Alvarenga Peixoto

Teve dois irmãos: Milton de Alvarenga Peixoto, engenheiro civil, funcionário graduado da Câmara de São Paulo, vice-prefeito e prefeito de Taubaté; e Mário de Alvarenga Peixoto, dono de alfaiataria.

Antes de se casar, precisava cuidar de seu futuro para proporcionar uma boa qualidade de vida para sua família. Partiu, então, para a cidade do Rio de Janeiro, onde iniciou um trabalho rendoso com venda e exportação de laranjas. Enquanto crescia como comerciante, aproveitava para colocar em prática um talento nato: o futebol. Logo se destacou nas partidas futebolísticas de clubes de pequeno porte do Rio de Janeiro, sendo convidado para jogar no Bangu Futebol Clube, onde teve ótimo desempenho. 

Apesar dessa prosperidade, com o montante de dinheiro que havia ganhado em seu comércio, ele resolveu voltar para Taubaté e iniciou uma empresa, a MAP Secos e Molhados, e construiu uma residência e um ponto comercial no Alto São João. Manteve-se à frente da empresa até o momento em que foi aprovado no concurso para fiscal do INSS; a partir daí, transferiu os negócios para a esposa.

Jogava futebol pelo São João Futebol Clube, mas logo foi convidado a jogar no Esporte Clube de Taubaté, e teve um extraordinário desempenho, sendo campeão do interior paulista quando o Taubaté alcançou o tricampeonato, em 1941. 

Era zelador da Igreja e da escola estadual que ficava ao lado da Igreja, jogador e responsável pelo São João Futebol Clube, inspetor de quarteirão, diretor e posteriormente presidente da Liga Municipal de Taubaté, diretor técnico do Esporte Clube de Taubaté, posteriormente diretor técnico do Clube Atlético Ceteiense.

Fundou o Bloco Carnavalesco Democratas do Morro em 1949, que depois se tornou a primeira escola de samba da cidade. Durante todos os anos que Moacyr esteve à frente do bloco e depois escola, sempre foi campeão na cidade. Em 1952, conseguiu a proeza de ganhar o concurso de melhor escola de samba do Vale do Paraíba em concurso realizado na cidade de Caçapava. 

Fundou ainda o São João Futebol Clube, foi presidente da Liga Municipal de Taubaté, jogador de futebol pelo São João Futebol Clube, técnico do Taubaté e do Clube Atlético Ceteiense. Foi grande incentivador do folclore de Taubaté: jongo, congada, moçambique, folia de reis, São Gonçalo e muitas outras danças folclóricas tiveram o incentivo e a ajuda financeira dele, tornando as festas juninas do Alto São João muito conhecidas. 

Sua esposa, Maria Aparecida, cuidava de visitar as pessoas doentes e aqueles que necessitavam de alimentos. Assim, o casal se tornou conhecido como os “pais dos pobres da parte alta da cidade”. Moacyr, então, para melhor ajudar seu povo sofrido, candidatou-se e foi eleito vereador na cidade de Taubaté. 

Durante 27 anos consecutivos, Moacyr foi vereador sem nunca ganhar um centavo pelo cargo. Foi eleito por sete mandatos consecutivos, recorde no município, de 1948 até 1973, da 1ª à 7ª Legislatura. Presidiu a Câmara nos anos de 1970 e 1973, até a data de seu falecimento, ocorrido em 21 de junho de 1973, em São Paulo, onde se encontrava em tratamento de saúde. 

 

Imagens: Imprensa CMT (acima); Mistau (à direita)

Carregando... Por Favor, aguarde...
ACESSIBILIDADE

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas: Alt + [ de atalho]

Atalhos de navegação:

Tamanho da Fonte/Contraste
fechar
ACESSIBILIDADE