• Vereadores e homenageados - Fonte: Fernanda Maria

A Câmara de Taubaté realizou no dia 16 a segunda solenidade de uma série de quatro eventos para entrega de títulos de cidadania durante o mês de novembro.

Cinco novos cidadãos taubateanos foram reconhecidos com a honraria: a empresária, publicitária, jornalista e bióloga Renata Hanna Moura da Silva Gattas Graciolli, o ex-vereador e secretário de serviços públicos, Rodrigo Luis Silva Digão, os professores universitários Isnard de Albuquerque Câmara Neto e Benedito Assagra Ribas de Mello, e o jornaleiro Vincenzo Romano. A solenidade foi presidida pelo vereador João Henrique Dentinho (União).

O vereador Jessé Silva (PL) é o autor do decreto que concede o título a Renata Hanna. Natural de São Paulo, capital, Renata é neta de José Eduardo Gomes Pinto, idealizador do loteamento Vale do Itaim, que se tornou objeto de ação judicial diante de desapropriação feita pela Prefeitura. A busca pela indenização justa das famílias pautou a vida de José Eduardo até seu falecimento, tornou-se causa da vida de sua mãe, Odette, avó de Renata, que também faleceu.

O caso passou a ser prioridade para a homenageada, em busca de honrar o pai e a avó. Em 2013 ela assumiu o inventário e os processos judiciais e, com sucesso, conseguiu a indenização tão esperada por centenas de famílias, as últimas pagas em 2023. Há dois anos, ela administra com seu esposo uma emissora de rádio em Taubaté e presta serviço e utilidade pública para a cidade.

“É um privilégio receber essa homenagem nesta cidade linda que aprendi a amar, que é mais minha ainda agora do que a cidade onde nasci. Quero agradecer, em especial, a minha avó, que viveu aqui por 60 anos, construiu a vida aqui e tinha um senso de comunidade muito grande, entendia a relevância de atuar no entorno de onde ela vivia”, afirmou Renata, nos agradecimentos.

O vereador Rodson Lima Bobi (PSDB) fez a saudação a Digão, a quem o título foi concedido por decreto de autoria do suplente de vereador, Bilili de Angelis, presente na solenidade. Nascido em São Paulo, capital, e morador de Taubaté desde os dez anos de idade, Digão é graduado em Jornalismo pela Universidade de Taubaté.

Foi eleito vereador em Taubaté por três legislaturas consecutivas, de 2009 a 2020. Exerceu a presidência da Câmara em 2015 e entre 11 de agosto e 16 de novembro de 2016. Foi relator da Comissão Processante que apurou a situação na área da saúde durante o governo do prefeito Roberto Peixoto. Durante sua gestão na Presidência, investiu em acessibilidade, o que fez do prédio um espaço público acessível para pessoas com deficiência.

Depois da passagem pela Câmara, foi convidado para assumir o cargo de assessor político na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, pelo deputado Jorge Caruso, e em abril de 2023 o prefeito José Saud o nomeou secretário de serviços públicos.

“Este título de cidadão só me faz ter mais responsabilidade pela cidade de Taubaté.  O maior presente que meu pai e minha mãe deram para mim e para meus irmãos foi ter vindo para Taubaté, em qualidade de vida, em oportunidades. Só tenho a agradecer essa cidade maravilhosa”, discursou Digão.

O vereador Douglas Carbonne (Republicanos) foi o autor do decreto que concedeu o título a Isnard de Albuquerque. Natural do Rio de Janeiro, Isnard é graduado pela Academia Militar das Agulhas Negras e em História pela Universidade de Taubaté, cidade onde mora desde 1989. É especialista em Atualização Pedagógica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo, pós-graduado em Gestão Hospitalar pelo Centro Universitário Internacional e doutor em Ciência pela Unitau.

Presidiu a Fundação Universitária de Saúde de Taubaté (Fust) entre 2007 e 2014, período em que geriu o Hospital Universitário. Foi vice-reitor da Unitau entre 2014 e 2018 e diretor-presidente da Fundação de Arte, Cultura, Educação, Turismo e Comunicação (Funac). É professor assistente doutor da Universidade.

“Essa cidade me proporcionou tudo o que eu tenho, me deu toda estrutura, boa vontade e generosidade típica do taubateano. Sou extremamente feliz em servir Taubaté. Só aumentam as responsabilidades pelos laços afetivos que temos. Agora, referenda-se a minha condição de taubateano”, declarou Isnard.

O vereador Professor Edson (PSD) é autor do decreto que concedeu o título a Vincenzo Romano. Nascido na cidade de Paola em 1948, Vincenzo veio para o Brasil em 1955 na companhia de sua mãe e seu irmão, para encontrar seu pai, que já estava trabalhando como jornaleiro.

Vincenzo deu continuidade à profissão do pai e mantém até hoje uma banca de jornais e revistas na avenida Independência, um negócio que sobrevive à era da tecnologia. “Das bancas de jornais, onde se sustentou e construiu seu legado, à sua jornada familiar e afetiva, Vincenzo é um exemplo vivo do espírito resiliente e do compromisso comunitário. A banca do Vincenzo era uma extensão da sua casa, um lugar onde se criavam laços e se mantinham conversas, onde se compartilhava não só notícias, mas afetos”, afirmou o autor da homenagem.

“Estou muito feliz porque hoje sou cidadão taubateano. Agradeço de todo coração, e essa minha felicidade vou levar eternamente”, disse Vincenzo em seus agradecimentos.

Dentinho é o autor do decreto que concede o título a Benedito Assagra. Nascido em Mogi das Cruzes (SP), Benedito é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Brás Cubas, especializado em Patrimônio Cultural pela Universidade de São Paulo e mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté. Iniciou a carreira de docente em 1986 na Univap, passou pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e pelas universidades Paulista e Brás Cubas.

Benedito é professor pesquisador do Departamento de Arquitetura da Unitau desde 1988, responsável pelas disciplinas de história e teoria da arquitetura. Participa do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico de Taubaté desde sua constituição, em 1995. É conhecido por promover excursões para levar os universitários a conhecerem prédios históricos de cidades como Ouro Preto (MG), Curitiba (PR), Brasília (DF), Rio de Janeiro e São Paulo. Em Taubaté, promove caminhadas pelo centro, para mostrar aos alunos a arquitetura da cidade.

“Não posso deixar de lembrar a memória dos meus pais. Foi pela mão deles que conheci pela primeira vez Taubaté e desde criança me encantei com essa arquitetura, história, casarões, pelas mangueiras nos quintais de Quiririm. Acima de tudo agradeço aos meus alunos e ex-alunos, que vejo trabalhando na Prefeitura, em escritórios, ajudando a construir uma cidade melhor. Só tenho a agradecer”, registrou Benedito.

Os vereadores Elisa Representa Taubaté (Cidadania) e Serginho (Progressistas) participaram da solenidade. O vídeo está disponível no canal da TV Câmara Taubaté no youtube @tvctaubate.


Compartilhar


Mais Notícias

Carregando... Por Favor, aguarde...
ACESSIBILIDADE

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas: Alt + [ de atalho]

Atalhos de navegação:

Tamanho da Fonte/Contraste
fechar
ACESSIBILIDADE