• Cruzeiro do Firmino - Fonte: João Victor Mercê

O Calendário Oficial de Taubaté deverá ganhar dois novos eventos, com a aprovação de dois projeto que estavam na pauta da sessão do dia 6. O projeto de lei ordinária 94/2022, de autoria do vereador Boanerge (PTB) inclui o Dia do Cruzeiro do Firmino, celebrado em 17 de dezembro.

A história do Cruzeiro do Firmino é narrada no livro “Lendas e Tradições”, de Emílio Amadei Beringhs. Ele conta que nas imediações da praça Monsenhor Silva Barros havia um tosco cruzeiro onde as pessoas tinham por hábito acender velas e rezar. Mais tarde esse cruzeiro foi transferido para perto do Convento Santa Clara e, pela terceira vez, foi instalado na rua Dr. Gastão Câmara Leal, onde se encontra até hoje.

O cruzeiro está quebrado e depositado na parte superior de uma reentrância de um muro. Ali é possível encontrar imagens deixadas pelo povo, e as paredes estão enegrecidas pela fuligem das velas.

O local onde o cruzeiro foi criado marca onde ocorreu o assassinado do jovem Firmino, um dos escravos do coronel Antônio Venâncio, proprietário da fazenda dos Palmares. Ele foi morto pelo capataz da fazenda, Pedro, inconformado com a relação de confiança entre o escravo e o fazendeiro.

Anualmente, há um encontro de grupos folclóricos na cidade que têm relação com trabalhos negreiros. Nesses encontros é realizado um cortejo, que ficou conhecido como Cortejo do Firmino, saindo da praça Dom Epaminondas até o Cruzeiro do Firmino. No local é relatada a história do cruzeiro e, em seguida, o cortejo vai para o Centro Cultural, onde cada grupo leva comidas típicas da época da escravidão.

O Cortejo do Firmino é comemorado na cidade desde 2016, conforme declaração da Secretaria de Cultura.

O projeto teve aval com emenda redacional da Comissão de Justiça.

A segunda data que deve ser incluída no calendário é a Virada Odontológica Permanente, na semana do dia 25 de outubro, em que é comemorado o Dia do Dentista. O projeto de lei ordinária 210/2022, que faz a inclusão, tem autoria do vereador Richardson da Padaria (União)

A Virada é um evento público para promoção e prevenção da saúde bucal no município com ações conjuntas do poder público, entidades da sociedade civil, da iniciativa privada e das instituições de ensino superior da área.

Os dois projetos dependem de segunda discussão e votação para serem encaminhados à sanção do chefe do Executivo.


Compartilhar


Mais Notícias

Carregando... Por Favor, aguarde...
ACESSIBILIDADE

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas: Alt + [ de atalho]

Atalhos de navegação:

Tamanho da Fonte/Contraste
fechar
ACESSIBILIDADE