• Vereadores Elisa Representa Taubaté e Alberto Barreto durante a sessão dia 6 - Fonte: Julia Mathias

Os vereadores aprovaram, no dia 6, a denominação de Parque Municipal Benedito Pereira de Barros Filho “Zil” ao espaço que fica localizado na rua Rio de Janeiro, no Jardim dos Estados, em homenagem ao zagueiro e contabilista nascido em Taubaté. O projeto de lei ordinária 201/2022, tem autoria do prefeito José Saud (MDB) e depende de segunda discussão e votação para ser encaminhado à sanção do chefe do Executivo.

Benedito Pereira de Barros Filho, por muitos conhecido por Zil, compôs o elenco vitorioso do Esporte Clube Taubaté, campeão invicto do 10º Torneio Integração do Vale em 1975, título fundamental para a retomada do time às competições, após um hiato iniciado em 1969.

Zil era formado em Administração de Empresas e em Contabilidade e manteve um escritório de contabilidade que atravessou gerações e atualmente é gerenciado pelas suas filhas.

O zagueiro jogou em outros times amadores da região, como Vila São José, Nova América, Mecânica Pesada, Ford, River Clube, Bradesco, Sereno, Ferroviária e Corinthians de Pindamonhangaba, entre outros.

Era colunista esportivo do Jornal Matéria-Prima e deixou um grande acervo de jornais, revistas, fotos e anotações relacionados ao futebol. Chegou a iniciar um livro sobre o Esporte Clube Taubaté, mas não conseguiu concluir. Faleceu em 2001, aos 49 anos.

O projeto teve aval com emenda redacional da Comissão de Justiça.

Já o projeto de lei ordinária 45/2023, de autoria da vereadora Elisa Representa Taubaté (Cidadani) que denomina Rua José Nival Boccalari a rua Um da fase Dois, no loteamento Jardim Belle Ville, bairro Itapecerica. A denominação foi confirmada em segunda votação na sessão do dia 6 e segue para sanção do Executivo.

José Nival Boccalari nasceu em Quiririm, numa das primeiras famílias a adquirir lotes no núcleo colonial. Seu Zé, como era conhecido, ajudava seu pai na lavoura, que era praticada quase sem auxílio de máquinas. Na adolescência aprendeu o ofício de pedreiro, com um tio. O sobrenome da família mudou ao longo do tempo em Quiririm, devido a erros de cartório, indo de Boccalari até Bocalare. José Nival teve seu sobrenome corrigido alguns anos antes de sua morte, em 2021.


Compartilhar


Mais Notícias

Carregando... Por Favor, aguarde...
ACESSIBILIDADE

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas: Alt + [ de atalho]

Atalhos de navegação:

Tamanho da Fonte/Contraste
fechar
ACESSIBILIDADE