Câmara Municipal de Taubaté

Você sabia?
Imprimir Email

Notícias

Solenidade lembra o dia do ostomizado na Câmara Taubaté

por Imprensa

14/11/2017 09:34

Rodson Lima Bobi

Rodson Lima Bobi

A Câmara de Taubaté realizou solenidade em homenagem ao dia do ostomizado. A menção foi feita pelo vereador Rodson Lima Bobi (PV) durante a 38ª sessão, dia 13.

 

A data é comemorada anualmente no dia 16 de novembro em homenagem às pessoas que dependem da ostomia, procedimento cirúrgico que consiste na abertura de um órgão, como um trecho do tubo digestivo, do aparelho respiratório ou urinário, por exemplo.

 

No discurso, o vereador abordou alguns dos episódios de preconceitos que essas pessoas sofrem e disse ter um amigo que passou pelo procedimento após sofrer um acidente que o causou perfuração no estômago, e foi a ostomia que o salvou. “Que possamos nesse dia dar ânimo e força para as pessoas que passam por esse processo que parece constrangedor, mas na verdade vem para salvar vida.”

 

A ostomia é feita em pessoas que sofreram lesões ou alguma doença como o câncer de intestino ou bexiga, e que prejudica os órgãos. O procedimento garante a qualidade da saúde do paciente e uma nova oportunidade de vida.

 

Os ostomizados, muitas vezes, sofrem com o preconceito, por conta dos cuidados especiais e algumas limitações, porém nada o impeça de manter uma rotina.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página