Câmara Municipal de Taubaté

Você sabia?
Imprimir Email

Notícias

Parquinhos deverão ter brinquedos adaptados para deficientes

por Imprensa

16/05/2017 10:55

Parquinhos deverão ter brinquedos adaptados para crianças com deficiência em Taubaté

iStock

A Câmara de Taubaté aprovou projeto nº 72/2016, da vereadora Maria das Graças Gonçalves (PSD), que obriga a instalação de brinquedos adaptados em praças públicas e em propriedades privadas de uso público para crianças com deficiência. Aprovada em primeira votação dia 15, a proposta devera passar por segunda votação para ser encaminhada à sanção do Executivo.

 

A proposta determina que os parquinhos instalados em praças, jardins, parques, clubes, shoppings e áreas públicas deverão conter os brinquedos adaptados. Define que sejam disponibilizados, quando for o caso, brinquedos para crianças com deficiência visual, como jogos de tabuleiro e baralhos táteis.

 

De acordo com a justificativa do projeto, a garantia de espaços adaptados para deficientes tende a cooperar para a ressocialização das crianças, que hoje passam boa parte do tempo em instituições especializadas. Para elas, a convivência com outras crianças contribuiu para ampliar amizades e o sentimento de pertencer a um grupo.

 

Emendas da Comissão de Justiça fazem correção textual para sanar vício de iniciativa apontado pela Procuradoria Jurídica. A primeira define como locais “playgrounds instalados em propriedades privadas de uso público, tais como clubes e parques...”, e a segunda determina que “os locais estabelecidos” pela primeira deverão ter em suas estruturas acessibilidade para atender às pessoas com deficiência dentro dos padrões da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A terceira emenda, do vereador Rodrigo Luis Digão (PSDB), faz adequação do termo inicialmente utilizado na proposta de “portador” de necessidade especial.

 

Calendário

 

Os vereadores aprovaram, em segunda votação, projeto nº 134/2016, de Douglas Carbonne (PCdoB), sobre a instituição do dia municipal do técnico em radiologia médica, o nº 2/2017, de Jessé Silva (SD), que inclui no calendário oficial o evento “Não morra sem Jesus”, o nº 8/2017, que inclui no calendário o dia da integridade, o nº 37/2017, de Vivi da Rádio (PSC), que inclui no calendário o dia do Exército Brasileiro, e o nº 47/2017, de Guará Filho (PR), que inclui no calendário o Festival Nacional de Música e Literatura.

 

Denominações

 

A denominação da rua Domingos Caetano dos Santos, proposta por Diego Fonseca (PSDB) no projeto nº 10/2017, teve aval, assim como o projeto nº 31/2016 31/2016, de Bilili de Angelis (PSDB), que denomina rua Dr. Nelson Ferreira Leite.

 

Foi aprovada a denominação do novo prédio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que deverá se chamar Francisca Barros Lotufo – Dona Francisquinha, diante da aprovação do projeto nº 35/2017, de Douglas Carbonne.

 

Cidadania

 

A concessão de título de cidadania ao supervisor do time de voleibol de Taubaté, Ricardo Navajas, foi aprovada pelos vereadores. O projeto nº 8/2017, tem autoria do vereador Jessé Silva.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página