Câmara Municipal de Taubaté

Você sabia?
Imprimir Email

Notícias

Câmara celebra 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora

por Imprensa

11/10/2017 14:34

Digão e Paulo César Nunes de Oliveira

Digão e Paulo César Nunes de Oliveira

A Câmara de Taubaté celebrou no dia 10, em solenidade na Igreja da Vila Aparecida, os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul.

 

Orador em nome do Legislativo, o vereador Rodrigo Luis Digão (PSDB) explicou que em 1717 os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia foram encarregados de conseguir peixe para o banquete que a Vila de Santo Antônio, de Guaratinguetá, ofereceria ao governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, Dom Pedro de Almeida Portugal.

 

Após várias tentativas de pesca, os pescadores tiraram das águas uma imagem de Nossa Senhora, que veio nas redes em dois pedaços: primeiro o corpo e em seguida a cabeça. Depois de colocarem a imagem dentro do barco, os pescadores, que antes não tinham conseguido pescar nada, encheram as suas redes com uma quantidade abundante de peixes.

 

Desse fato, deu-se início à devoção à Maria, e muitos milagres aconteceram desde então. A imagem encontrada, segundo o vereador, revela na verdade uma mãe que encontrou seus filhos e apareceu para lembrar a humanidade que existe um Deus que a ama muito e enviou seu filho para salvá-la.

 

O padre Paulo César Nunes de Oliveira, pároco da Igreja Matriz, destacou o momento de reflexão que a data representa. “Quer Deus que este momento seja de graça e possamos refletir que nossas atividades sempre foram, são e serão orientadas pela nossa padroeira.”

 

“Sem Deus no comando dos nossos atos, a ruina é inexorável”, continuou o padre, referindo-se aos dirigentes do país. “O povo é maternalmente protegido por Nossa Senhora, ele que luta no dia a dia para manter seus filhos em boas escolas, com atendimento de na saúde e transporte público e, principalmente, com dignidade. Portanto, não se deixem contaminar pelos maus exemplos, prossigam em suas jornadas, respeitando os direitos e a fé desse povo sofrível. Com isso, contribuam para que os pequenos milagres sejam espalhados.”

 

O deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV) enalteceu a caminhada dos romeiros em direção à Aparecida e afirmou que é necessário pouco para se viver bem. “É muito importante essa celebração dos 300 anos. Para todas as comunidades que celebram esse jubileu, sobretudo aquelas que têm como padroeira Nossa Senhora, é um momento de festa. A gente percebe o povo cada vez mais fervoroso na fé de que Maria é o rosto abençoado do seu filho Jesus.”

 

A cerimônia foi presidida pelo vereador Dentinho (PV) e contou com participação de Gorete (DEM).



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página